Powered By Blogger

sábado, 23 de agosto de 2014

Biblioteconomia e Documentação NOTA 4 DE MEC AVALIAÇÃO

Biblioteconomia e Documentação
REPORTAGEM RETIRADA DO SITE UFS.BR

RETIRADO DA WEB/IMAGEM GOOGLE



Avaliações externas do MEC dão nota 4 a cursos da UFS


Avaliações ocorreram ao longo do ano de 2014
Os cursos de Design, Engenharia AgronômicaArqueologiaBiblioteconomia e DocumentaçãoMedicina Veterinária,História e Geografia (esses dois últimos são de educação a distânciaobtiveram conceito 4, considerado muito bom,nas avaliações externas do Ministério da Educação (MEC). Variando de 1 a 5, esse conceito atesta a qualidade doensino e coloca esses cursos em posição de destaque não apenas na região Nordestecomo também no país.
As avaliações ocorreram ao longo do ano de 2014. Outros quatro cursos obtiveram o conceito 3. São eles:Engenharia AgrícolaMedicinaQuímica bacharelado e Química Industrial.
“Esses dados atestam a qualidade dos cursos da UFSnão  na modalidade presencial como também a distância, etambém apontam para alguns desafioscomo o de elevar a pontuação daqueles cursos que ainda possuem nota 3,mesmo que esse conceito seja considerado bom pelos critérios do MEC”explica o professor Kleber FernandesdaCoordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac/Proplan).
Para o pró-reitor de Graduação Jonatas Silva Meneses“essas avaliações são extremamente positivas para auniversidadeos cursosos professoresestudantes e comunidade em geralTrata-se de um reconhecimento dotrabalho desenvolvido pela UFSuma forma de estimular as atividades desempenhas pela comunidade universitária”.Ainda segundo eleé importante destacar que essa nota constitui um dado parcial do sistema de avaliação doscursos superiores (veja mais abaixo), por isso a importância de o corpo discente fazer o Exame Nacional deDesempenho dos Estudantes, o Enade.
Segundo a Copacaté o fim do ano a UFS deve receber cerca de cinco comissões para avaliação externa de cursosde graduação visando o reconhecimento ou renovação de reconhecimento. O curso de Odontologia, do CampusJoão Cardoso Nascimento Júnior (campus da Saúde, em Aracaju), receberá uma comissão internacional deavaliadores.
Avaliação externa
avaliação externa de cursos de graduação representa um dos três instrumentos do Sistema Nacional de Avaliaçãoda Educação Superior (Sinaes). Realizada por uma comissão de docentes designada pelo MEC, a avaliação de cursosconsidera três dimensõesorganização didático-pedagógicacorpo docente e tutorial e infraestrutura.
Os resultados dessa avaliaçãojuntamente com a nota do Enade e a Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies), constituem os outros indicadores avaliativos da qualidade do ensino superior no país.
Com informações da Copac 
sex, 22/08/2014 - 12:17

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

VAGAS DE ESTÁGIO/TRT SE

ENCAMINHADO PELA BIBLIOTECÁRIA MARDIANA TORRES via rede social


Inscreva-se e aproveite a oportunidade

Central de Estágio UFS


Telefones :
Telefone(79) 2105-6560/6420 / E-mail: estagioufs@hotmail.com


EDITAL DA BOLSA DE ESTÁGIO DE  R$ 800,00 




sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Oportunidade de "Atividade Complementar" para alunos de Biblioteconomia

Oportunidade de "Atividade Complementar" para alunos de Biblioteconomia 

IMAGEM TIRADA DA WEB-



Oportunidade de "Atividade Complementar" para alunos de Biblioteconomia - 4h com certificado de participação.
Projeto: Bibliotecas em Rede

Evento/ Ação: FOLCLORIPE
Quantidade de vagas: 20 para cada dia
Inscrições: BPED
Dias: 15, 22 e 29 de agosto de 2014, em conjunto com todas as seis bibliotecas participantes do projeto.
O objetivo deste evento é divulgar o projeto, estabelecer prática de intercâmbio de experiências entre os participantes, bem como efetivar ações em comum, visando o fortalecimento da biblioteca como núcleo de lazer e entretenimento e difusão de informação e cultura.
A programação do evento é a seguinte:
Dia 15 de Agosto / Aracaju
8h Concentração para a caminhada folclórica – Praça General Valadão
9h Saída da caminhada, via calçadão da Av. João Pessoa com destino a Praça Fausto Cardoso
10h às 12h Atividades na Praça Fausto Cardoso
· Biblioteca na Praça
· Teatro de Fantoches
· Contação de histórias
· Apresentação de Cordel
· Exposição de Brinquedos e Brincadeiras folclóricas
· Brincadeiras folclóricas com as crianças, gincanas e distribuição de livros.
Dia 22 de agosto / Barra dos Coqueiros
O evento acontecerá na Praça Santa Luzia no centro da cidade e a caminhada será nas redondezas. A programação se repete como no dia 15.
Dia 29 de agosto / São Cristóvão
O evento acontecerá no conjunto Eduardo Gomes e a caminhada sairá às 9h da Praça da Igreja do Loreto em direção a biblioteca “Livro Aberto”, localizada na rua 50. A programação se repete como no dia 15.
Maiores informações: fone 3179.1907 ou pelo email: biblioteca.publica@cultura.se.gov.br


pOSTAGEM DE Mirian  Erloza via facebook/ comportalhando: https://www.facebook.com/mirian.elorza

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bolsista Voluntario em Projetos

Divulgando E-MAIL Barbara Coelho
________________________

Olá discentes do NUCI:

Estou fazendo (com urgência) a seleção de bolsistas voluntários para dois projetos de extensão aprovados no Edital PIBIC 2014-2015. PARTICIPAR DE PROJETOS COMO ESTES É MUITO BOM PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO, PROFISSIONAL DE VOCÊS. 

Infelizmente, a UFS encaminhou HOJE um e-mail informando que o prazo para cadastro dos bolsistas encerra HOJE. Vejam a seguir as informações sobre o projeto.

O primeiro projeto será desenvolvido na Academia Sergipana de Letras (ESPAÇO PARA A SOCIALIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO: BIBLIOTECA DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS) 

Dados do Projeto de Pesquisa

Código:PVC2239-2014
Título:ESPAÇO PARA A SOCIALIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO: BIBLIOTECA DA ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS
Tipo:INTERNO (Projeto Novo)
Categoria:Pesquisa Científica
Situação:APROVADO
Unidade:NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.23.01)
Centro:CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (11.23.00)
Palavra-Chave:Socialização. Digitalização. Nuvem - Internet. Cultura - Academia de Letras. TIC
E-mail:barbaracoelho2000@yahoo.com.br
Edital:Edital n.º 02/2014/POSGRAP/COPES/UFS - PIBIC/PICVOL - 2014
Cota:PIBIC 2014/2015 (01/08/2014 a 31/07/2015)
Arquivo do Projeto:Visualizar arquivo
Área de Conhecimento, Grupo e Linha de Pesquisa
Área de Conhecimento:Processos de Disseminação da Informação
Grupo de Pesquisa:Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC) (240)
Link do Grupo de Pesquisa no CNPQ:http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0070607FMWQZ7G
Linha de Pesquisa:Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas em ambientes informacionais
Corpo do Projeto
Introdução/Justificativa
(incluindo os benefícios esperados no processo ensino-aprendizagem e o retorno para os cursos e para os professores da instituição em geral)
Justifica-se como principal aspecto a importância do papel das bibliotecas como organismos vivos e em crescimento constante, consideradas espaços adequados e significativos para a democratização e o acesso às informações bibliográficas que nelas circulam. Destaca-se ainda, a expansão do acesso aos documentos e obras dos autores sergipanos proporcionada pelo trabalhos de digitalização materiais bibliográficos selecionados no acervo Literatura Sergipana e no arquivo da Academia de Sergipana de Letras.
Objetivos
organizar e automatizar o acervo bibliográfico de um renomado pólo cultural do estado de Sergipe, a Biblioteca da Academia Sergipana de Letras, a fim de propiciar junto aos alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS, uma vivência prática da teoria experienciada em sala de aula, e na realidade do fazer profissional do bibliotecário em consonância às necessidades informacionais da sociedade sergipana.
Metodologia
Para tanto, utiliza-se uma metodologia de revisão de literatura sobre os temas que envolvem as atividades a serem executadas neste projeto, pautada numa pesquisa empírica sobre a organização e administração de bibliotecas definidas por Prado (2000) e definições de tecnologias de informação e comunicação aplicadas às unidades de informação com base em autores como Pinto (2009), Mattelart (2002) e Castells (2006). Para o trabalho das obras de documentos de autores sergipanos, a metodologia compreenderá a aplicação sistemática de técnicas de digitalização.

Desse modo, as etapas de execução compreendem:
1º Continuidade da organização do acervo físico;
2º Tratamento técnico (classificação, indexação, catalogação, normalização);
3º Digitalização (preparo, identificação);
4º Armazenamento (arquivamento em nuvem);
5º Disseminação acervo do ambiente físico e digital.
Produtos Tecnológicos Esperados
1 - Organização do conhecimento. O projeto procura organizar a biblioteca física e digital da Academia Sergipana de Letras.

2 - Socialização do conhecimento. Esse é o principal impacto que se espera com a continuação desse projeto. Disponibilizar para um número cada vez maior de usuários, as informações disponíveis em documentos e materiais bibliográficos, anteriormente disponível exclusivamente "in loco", e que este projeto tem buscado disponibilizar o acesso de maneira remota (on-line).

3 - Digitalização das obras raras e dos escritores sergipanos. Esperamos com essa ação impactar a comunidade de pesquisadores e de interessados nos autores sergipanos, que passarão a ter como referência o acervo da Biblioteca da Academia Sergipana de Letras.
NomeCategoriaCH DedicadaTipo de Participação
BARBARA COELHO NEVESDOCENTE4COORDENADOR(A)
NEUBLER NILO RIBEIRO DA CUNHAEXTERNO2COLABORADOR(A)
JOSE ANDERSON NASCIMENTODOCENTE2COLABORADOR(A)
MARCIA IVO BRAZDOCENTE4COORDENADOR(A) ADJUNTO(A)
WILLIENE SILVA SANTOSEXTERNO4COLABORADOR(A)
FABIANO FERREIRA DE CASTRODOCENTE2COLABORADOR(A)
Cronograma de Atividades
Atividade20142015
AgoSetOutNovDezJanFevMarAbrMaiJunJul
CONTINUIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO ACERVO FÍSICO            
TRATAMENTO TÉCNICO (CLASSIFICAÇÃO)            
TRATAMENTO TÉCNICO (INDEXAÇÃO)            
TRATAMENTO TÉCNICO (CATALOGAÇÃO)            
TRATAMENTO TÉCNICO (NORMALIZAÇÃO)            
DIGITALIZAÇÃO (PREPARO)            
DIGITALIZAÇÃO (IDENTIFICAÇÃO)            
ARMAZENAMENTO (ARQUIVAMENTO EM NUVEM)            
DISSEMINAÇÃO ACERVO DO AMBIENTE FÍSICO E DIGITAL.            
_________________________________


Segundo Projeto será desenvolvido no LTI/NUCI (PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE EDITORAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL INFORMACIONAL ESPECÍFICO)

Dados do Projeto de Pesquisa

Código:PVC2250-2014
Título:PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICA DE EDITORAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL INFORMACIONAL ESPECÍFICO
Tipo:INTERNO (Projeto Novo)
Categoria:Pesquisa Científica
Situação:EM EXECUÇÃO
Unidade:NÚCLEO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (11.23.01)
Centro:CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (11.23.00)
Palavra-Chave:EDITORAÇÃO, AMBIENTE INFORMACIONAL ESPECÍFICO, PERIÓDICO ELETRÔNICO
E-mail:barbaracoelho2000@yahoo.com.br
Edital:Edital n.º 02/2014/POSGRAP/COPES/UFS - PIBIC/PICVOL - 2014
Cota:PIBIC 2014/2015 (01/08/2014 a 31/07/2015)
Arquivo do Projeto:Visualizar arquivo
Área de Conhecimento, Grupo e Linha de Pesquisa
Área de Conhecimento:Processos da Comunicação
Grupo de Pesquisa:Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC) (240)
Link do Grupo de Pesquisa no CNPQ:http://plsql1.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0070607FMWQZ7G
Linha de Pesquisa:Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas em ambientes informacionais
Corpo do Projeto
Introdução/Justificativa
(incluindo os benefícios esperados no processo ensino-aprendizagem e o retorno para os cursos e para os professores da instituição em geral)
A Revista Convergências em Ciência da Informação (Conci), vinculada ao NUCI-UFS, será de demanda contínua, ou seja, receberá artigos durante todo o ano corrido, tendo duas publicações anuais (semestral). Desse modo, é imprescindível o envolvimento de discentes nas etapas de implementação, editoração divulgação desse periódico.

Justifica-se a necessidade desse envolvimento dos discentes nesse projeto, como atividades de extensão, por serem as etapas editoriais tratadas em disciplinas no curso de Biblioteconomia e Documentação e no curso de Comunicação Social.

As disciplinas que abrangem tal temática são:

(DISCIPLINA - CURSO)
INFO0009 - Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Biblioteconomia II (TIC 2) – 60h - BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO;
CINFO0027 – Fundamentos de editoração BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO (UFS);
COMSO0176 - Técnicas de editoração - 60h COMUNICAÇÃO SOCIAL (UFS);
COMSO0202 - Tecnologia e linguagem dos meios de comunicação - 60h COMUNICAÇÃO SOCIAL (UFS);
COMSO0064 - Laboratório em Midia Digital I - 60h COMUNICAÇÃO SOCIAL (UFS).

Membros do Projeto
NomeCategoriaCH DedicadaTipo de Participação
BARBARA COELHO NEVESDOCENTE2COORDENADOR(A)
GLEYSE SANTOS SANTANADOCENTE4COLABORADOR(A)
TELMA DE CARVALHODOCENTE4COLABORADOR(A)
MAKSON DE JESUS REISDISCENTE5COLABORADOR(A)
Cronograma de Atividades
Atividade20142015
AgoSetOutNovDezJanFevMarAbrMaiJunJul
1º INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA JUNTO AO CPD DA UFS;            
2º CONFIGURAÇÃO DO PORTAL;            
3º CONFIGURAÇÃO DA REVISTA;            
4º CADASTRO DOS EDITORES;            
5º CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL;            
6º PREPARAÇÃO DOS OFÍCIOS;            
7º ETAPAS EDITORIAIS ESPECÍFICAS (ADMINISTRADOR);            
8º ETAPAS EDITORIAIS ESPECÍFICAS (EDITOR GERENTE);            
9º ETAPAS EDITORIAIS ESPECÍFICAS (EDITOR DE TEXTO);            
10º ETAPAS EDITORIAIS ESPECÍFICAS (EDITOR DE LAYOUT);            
11º DIVULGAÇÃO DO PERIÓDICO;            
12º RELATÓRIO FINAL E PRODUÇÃO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA.            
Barbara Coelho Neves
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Tel.: 55+(71) 99.23.02.40 (Oi); (79) 9600.3819 (Vivo)    
barbaran@ufba.br barbaracoelho2000@yahoo.com.br
P Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente
 

sábado, 2 de agosto de 2014

eventos Biblio

Em 2015 tem:

- EREBD N/NE http://migre.me/kEexE
- EREBD SE/CO/SUL
- ENEBD

#biblioteconomia



Biblioteca virtual oferece 10 milhões de páginas de periódicos.

Biblioteca virtual oferece 10 milhões de páginas de periódicos.


A historiografia brasileira, de 1808 até os dias atuais, pode ser consultada na Hemeroteca Digital Brasileira, que leva ao público uma coleção de jornais, revistas, anuários, boletins e outras publicações seriadas da coleção da Biblioteca Nacional. Por meio da Lei do Depósito Legal - obrigatoriedade do depósito na Biblioteca Nacional de um exemplar de tudo o que se publica no País –, a instituição se beneficiou com a aquisição de milhões de páginas de nossa memória impressa.

Confira: http://hemerotecadigital.bn.br/

Fonte: Portal Brasil

As profissões menos estressantes de 2014

As profissões menos estressantes de 2014


Reprodução da Reportagem da Guia do Estudante


O site CareerCast fez um levantamento com as profissões menos estressantes do mundo. A lista levou em consideração algumas características como excesso de viagens profissionais, prazos, competitividade e risco de vida.
Confira as dez profissões mais tranquilas para se seguir:
1. Fonoaudiólogo
2. Hair Stylist
3. Joalheiro
4. Professor universitário
5. Técnico de laboratório médico
6. Costureiro
7. Nutricionista
8. Técnico em registros médicos
9. Bibliotecário
10. Artista multimídia