Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Assembleia Geral da ADUFS/ Em assembleia, professores votam deflagração da greve

Assembleia Geral da ADUFS/  Em assembleia, professores votam deflagração da greve



Em assembleia, professores votam deflagração da greve
Em um cenário de mobilização crescente e descaso por parte do governo, os professores reunidos em assembleia na tarde de hoje (28) votaram por ampla maioria manter o indicativo e deflagrar greve na UFS no dia 3 de junho. Houve apenas três votos contrários e 1 abstenção.


REPRODUÇÃO DO FACEBOOK DA ADUFS-SE, ÁS 17:22HS.

Programa Jovens Talentos Para Ciência edital nº 26/2014

Programa Jovens Talentos Para Ciência edital nº 26/2014


-- ACESSE O LINK ABAIXO E SAIBA DO EDITAL E COMO PROCEDER SEU PROJETO:




Prezado(a) Senhor(a)
    A Coordenação de Pesquisa informa que foi lançado pela CAPES na última sexta-feira ( 23), por meio do edital n° 26/2014 mais uma edição do Programa Jovens Talentos para a Ciência.
Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente via internet pelo endereçoeletrônico www.capes.gov.br, no período de 5 a 20 de junho 2014.
    
   Solicitamos, gentilmente, a divulgação desse edital para todos os alunos da UFS que estiverem ingressando na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro semestre de 2014,conforme arquivo em anexo.
Desde já agradecemos pela colaboração.
 
 Atenciosamente,

Prof. Dr. Lucindo José Quintans Júnior
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - POSGRAP
Coordenação de Pesquisa - COPES
Cidade Universitária Prof. "José Aloísio de Campos"
Av. Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elza - CEP 49.100-000 - São Cristovão - SE, Brasil.
Telefone: (0xx79) 2105-6510 /21056511



ACe

segunda-feira, 26 de maio de 2014

7 dicas para ler e escrever melhor

Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 7 dicas para ler e escrever melhor

7 dicas para ler e escrever melhor


Olá leitores!
escrita envolve a leitura (mesmo que for só a de quem escreveu). Por isso, tentar compreender quais são todos os aspectos e detalhes que envolvem essas tarefas é tão importante. Quanto mais você ler, melhores serão seus textos e, da mesma forma, quando mais escrever, melhor compreensão terá dos textos e o processo de escrita que os envolve. A leitura e escrita jamais abandonam as pessoas. Da escola para a profissão, aos momentos de lazer, elas sempre estarão presentes e necessárias.
Confira dicas que vão ajudar você a ler e, consequentemente, escrever melhor:
1. Leia com cuidado
As pessoas podem ficar impressionadas com a rapidez de sua leitura, mas isso não quer dizer que você a fez de maneira eficiente e proveitosa. Para conseguir absorver o máximo do texto é necessária uma leitura cuidadosa e atenciosa. Não tenha medo de destacar, anotar e marcar as páginas, sua personalização do livro irá completar aquilo que o autor deseja transmitir. Tome o tempo necessário e pergunte o que for preciso para realmente se aprofundar nos temas, técnicas e objetivos do autor. Você não irá aprender por osmose.
2. Ficha de leitura
Outra maneira de aprimorar a leitura e ter uma visão geral do conteúdo do livro é por meio de fichas. Acheck list de leitura oferecida pela Universia Brasil, por exemplo, ajuda você a classificar personagens, enredo, gênero do livro e muito mais.
3. Identificar clichês
Ficar atento para clichês e palavras, ideias ou frases muito usadas é uma ótima maneira de evitar esses deslizes em seu texto. Quanto mais atenção você tiver para o material de outros autores, mais cuidado terá quando for confeccionar seus próprios textos.
4. Aproveite todo o material
Muitas publicações podem incluir materiais complementares, como questionários, críticas e notas sobre a tradução, por exemplo. Não ignore as informações e apoio oferecidos por esses materiais, pois eles podem proporcionar um entendimento muito maior sobre o contexto em que o autor escreveu, quais eram suas principais influências, etc.
5. Leia em voz alta
Ler em voz alta é uma ótima estratégia de memorização e entendimento de leituras mais complexas e exigentes. Quando estiver na fase inicial da escrita de seus textos, ler em voz alta também pode ajudá-lo a colocar as ideias em ordem e evitar que fique confuso ou mal explicado. Erros de gramática e na estrutura das frases também são evitados com mais facilidade quanto você escuta o que escreveu.
6. Edite outros textos
Você não deve cobrar por esse tipo de serviço a não ser que esteja qualificado para tal. Mas fazê-lo de maneira voluntária para colegas de classe e amigos é uma ótima maneira de treinar sua percepção de estrutural e estilo textual.
7. Leia
Não adianta! A melhor estratégia para ler melhor é cultivar a leitura. Leia sempre. Não espere uma tarefa mandada pelos professores para ler por obrigação. Escolha obras de seu interesse e, gradualmente, aumente as opções para diversificar seus conhecimentos e gosto.
Até a próxima!
reprodução:  http://canaldoensino.com.br/blog/7-dicas-para-ler-e-escrever-melhor

sábado, 24 de maio de 2014

cursos e palestras UFS


​Para complementar o conhecimento intelectual e a carga horária neste mês que encerra e o começo do mês de junho. A UFS oferece alguns cursos de extensão. Vejam abaixo alguns interessantes.

​​
Uso de softwares anti-plágio para revisão de textos científicos
- Coordenação: MAIRIM RUSSO SERAFINI
EVENTO25/05/2014
IV Ciclo de Conferências “TIC & EDUCAÇÃO”
- Coordenação: HENRIQUE NOU SCHNEIDER
EVENTO03/06/2014300260159ABERTA
Mesa Redonda Transferência de Tecnologia para Inovação.
- Coordenação: SIMONE DE CASSIA SILVA
EVENTO11/06/201425092ABERTA

​Para participarem acessem o site e aproveitem:

--





.................................................................
Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação
Epifânio Dória UFS
Canais de Comunicação CABED UFS:
cabedufsergipe@gmail.com ( E-mail do CABED UFS)
estagiobiblioteconomiaufs@gmail.com ( Informações sobre estágio em Biblioteconomia)
ouvidoriacabedufsergipe@hotmail.com (Envie-nos reclamações, sugestões e elogios)

6 ª congresso sobre Tecnologia


Apresentação

Em um mundo onde as tecnologias da Informação e a Comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano do cidadão, novas formas de relação de trabalho e de educação, dentre outros exemplos, são estabelecidas. Nesse contexto, a inovação deixou de ser uma mera geração de ideias e passou a englobar os métodos de administração e implementação dos pensamentos, o que torna esse processo de gerenciamento um fator essencial para o sucesso de uma empresa. Com a temática “Inovação é Gestão”, o VI Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação trará à tona todos esses questionamentos. O evento será realizado entre os dias 5 e 7 de junho de 2014, no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), situado em Olinda – PE. A 6ª edição do congresso reunirá profissionais renomados no cenário brasileiro da área de TI e Comunicação que comandarão os painéis de discussão durante os três dias de debates. Outras informações: (81) 2121.5957.

Apoio:

Promoção | Realização:
UNINASSAU
Ser Educacional
 Inscrições:

Programação

Quinta-Feira, 05 de Junho de 2014
18:00 h – Saudação inicial
Dr. Janguiê Diniz (Coordenador Geral - reitor da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, Fundador e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ser Educacional)

19:00 h – Abertura
Tema: Gestão Estratégica: Inovação, Sustentabilidade e Humanização como fatores críticos de sucesso da empresa moderna
Palestrante: Antônio Cesar Amaru Maximiano  -  Formado em Administração, Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo Atualmente é Supervisor de Projetos da Fundação Instituto de Administração e professor da Universidade de São Paulo. Autor de vários livros na área de administração.
Presidente de mesa: Adriano Azevedo

Coquetel de Abertura – Apresentação Artística

Sexta-Feira, 06 de Junho de 2014

08:30 h –“Pensar fora da caixa:  A inovação no dia-a-dia dos Projetos de TI”
Tema: Panorama da gestão de projetos de software e de infraestrutura, com inovação no dia-a-dia resultando na redução de custos e otimização do time-to-market.
OSVALDO FERREIRA ALVES - Mestre em Redes e Telecomunicações pela UFPE e graduado em Ciência da Computação pela UFOP, com mais de 10 anos de experiência em projetos de software e infraestrutura de TI e atuação em empresas como Intel, Ericsson, Accenture e Vale, onde atua como Gerente de Projetos.

09:30 h – Server and Cloud Platform – Proteção de Acesso a Informação
Tema: Gerenciar as identidades de seus usuários no datacenter e na nuvem para entregar acessoseguro a recursos corporativos.
JOSENILDO FEIJÓ -   Certificado pela Microsoft como:  MCSE – Microsoft Certified System Engineer  MCTS - Microsoft Certified Technology Specialist em Configuração do Active Directory Atuou como palestrante em diversos WebCast da Microsoft Brasil, no ProgramaMicrosoft TechNet Brasil,  sobre a plataforma Windows Server 2008. Experiência com Implementação de produtos e serviços de Infra-estrutura Microsoft em médias e grandes empresas,  Possui artigos publicados em diversos sites nacionais de referência na tecnologia Microsoft, como: TechNet Brasil, Linha de Código e Imasters, Autor dos livros: “Guia de Certificações MCP – MCSA - MCSE – Exame 70-270  – Windows XP Profissional”, pela Editora Brasport e : “Guia de Certificações MCP – MCSA - MCSE – Exame 70-290  – Windows Server 2003 R2”, pela Editora Ciência Moderna.

11:00 h  - TEMA: GESTÃO DE TI - NA COMPUTAÇÃO EM NUVEM
RODRIGO ASSAD Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Mestrado em Ciência sda computação pela UFPE na área de Segurança de Sistemas. Possui doutorado pela UFPE na área de Segurança, com enfoque na área de segurança no desenvolvimento de software. É Membro do OWASP - Open Web Application Security Project, diretor de pesquisa e inovação da IKEWAI e fundador da USTO.RE empresa especializada em armazenamento de dados em nuvem. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, segurança e performance, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de computadores, tecnologia da informação, performance e maquina virtual, segurança de aplicações e de ambientes e computação nas nuvens.

Intervalo para almoço

14:00 h – “Inovação na gestão de serviços públicos como referência de qualidade”.
Tema: Gestão de TI para desenvolvimentos
GEORGE BENTO CATUNDA - Administrador de Empresas com especialização em Educação a Distância e Docência do Ensino Superior. Foi pioneiro no Nordeste na oferta de cursos a distância e membro da comissão de estruturação da Educação Profissional a Distância do Ministério da Educação (MEC). Atualmente é coordenador do PRONATEC e PROFUNCIONÁRIO em Pernambuco e dirige o maior programa de educação pública a distância do Brasil, no governo do Estado de Pernambuco.

15.30 h Tema: Como priorizar projetos do portfólio de inovação
JAIME GALVÃO  Gestor do escritório de projetos da TI do Grupo Cornelio Brennand e sócio diretor da PMPrime Consultoria e Capacitação, com experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação, sendo os últimos 10 anos na Gestão de Projetos em empresas como Qualiti, AGFA-WPD, Pitang e CESAR. Atuando nós últimos 2 anos como PMO na gestão do portfólio de projetos de infra-estrutura e implantação de projetos SAP. Foi coordenador de curso de graduação, professor de graduação e  atualmente ministra aulas em disciplina de gestão de projetos em cursos de especialização e MBA de gestão de TI e Gestão de Projetos na Unicap, Uninassau, Unibratec e Faculdade Santa Maria. Graduado pela Unicap em ciência da computação com especialização em tecnologia da informação pela UFPE.

16:30h – "Gestão de Performance empresarial utilizando ferramentas de auxílio à tomada de decisão"
FRANSICO NEVES - Diretor de Tecnologia na Itecnove - Tecnologia e inovação.

Sábado, 07 de Junho de 2014

8:30 hs – "Gestão de Vulnerabilidades em Larga Escala @ EstuárioTI. Uma abordagem prática de como realizar uma gestão eficaz de vulnerabilidades em larga escala."
RAFAEL SILVA - Estuário TI - Mini Currículo: CTO @ EstuárioTI, pesquisador independente de segurança da informação focado em aplicações web e testes de intrusão. Dez anos de experiência em Segurança da informação, Board Member da OWASP, fundador do grupo rfdslabs / The Bug Magazine e Staff Member da Alligator Conference. 
09:45 h – Tema: Segurança da informação: um olhar além das ferramentas.
GLINER DIAS ALENCAR  - Com relação ao resumo do currículo, se for apenas um texto para divulgação pode ser: "Doutorando em Ciência da Computação (CIn/UFPE - em andamento), Mestre em Ciência da Computação (CIn/UFPE - 2011), Especialista em Gestão da Tecnologia da Informação (CIn/UFPE - 2008), Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE - 2013) e Bacaharel em Ciência da Computação (UNICAP - 2006). Atualmente é Analista de Planejamento do IBGE, exercendo a função de Supervisor de Informática da Unidade Estadual de Pernambuco, Coordenador da Pós-graduação de Segurança de Redes de Computadores, professor em nível técnico, Graduação e Pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, Pesquisador nas áreas de Redes de Computadores, Educação a Distância e Segurança da Informação Corporativa."

10:45 h - 
André Fontelle - CEO iMedia Brasil, Centro de Trinamento Adobe, Cursou Informática e Administração de Empresas na UNIFOR.

Intervalo para almoço

14:00h –  Tema:  "Segurança da informação: um olhar além das ferramentas."
Flávio Campos (RUKUS)

15:30h - Governança em TI  - A Inovação das Empresas
tema: "A aplicação de governança em empresas de TI."
LUCIO PONCIONI - Project Manager at Sistema Jornal do Commercio de ComunicaçãoCIO at PMI Chapter Pernambuco, University Lecturer at Maurício de Nassau, Universidade Federal de Pernambuco, Fundação Getúlio Vargas, Project Manager in application Developer and network. Particularly interested in Internet tecnology. Always interested in migration projects, as ...
                                       
* Os  conferencistas que porventura não puderem comparecer ao evento serão substituídos.
* confererencistas convidados

sexta-feira, 23 de maio de 2014

IV Ciclo de Conferências TIC e EDUCAÇÃO

IV Ciclo de Conferências TIC e EDUCAÇÃO

04 a 06 de junho
Grupo de Pesquisa em Informática na Educação (Gepied), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e AssuntosComunitários (Proex) e com o Departamento de Computação da UFSoferece o IV Ciclo de Conferências “TIC e Educação”, no período de 04 a 06 de junho de 2014, auditório da didática V, Campus São Cristóvão.
Serão ministradas palestras por alunos de pós-graduaçãoprofissionais do Centro de Educação Superior a Distância(Cesad), gestores e professores do Senac – SE que proporcionarão discussões e reflexões sobre a problemática TIC &Educação na atualidadedemonstrando aprimoramento na perspectiva de ser um espaço de discussão científica.
As inscrições são gratuitas e os interessados devem se inscrever até o dia 03 de junho através do sitewww.gepied.com.br. O evento proporcionará aos participantes certificado de 30 horas.
Confira aqui a programação completa do IV Ciclo de Conferências.
Para mais informaçõesacesse o site www.gepied.com.br
Ascom
comunica@ufs.br
Reprodução às 17:28/ 23/05/2014

terça-feira, 20 de maio de 2014

AJUSTE NO BLOG DO CABED


 
Entraremos em manutenção a partir de hoje. Voltaremos amanhã, dia 21 de maio de 2014,  a partir das 20:00 horas. Pedimos a colaboração de todos. As melhorias serão feitas em prol de todos nós. 
PEDIMOS SUA COMPREENSÃO.

OBRIGADO!!!! 

Makson Reis

segunda-feira, 19 de maio de 2014

FÓRUM DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO- DESAFIO CONTEMPORÂNEO/ECA-USP



Local: Universidade de São Paulo
Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin ( como chegar )
Data: 26 a 28 de maio de 2014
Coordenação: Prof. Luiz Augusto Milanesi.

INFORMAÇÕES:

Tel: (11) 3091-4076 ramal.5
email: cbd@usp.br

 

PARTICIPANTES (CONFIRMADOS)


FAINC  -  SP
FATEA  -  SP
FESP  -  SP
IESF  -  MS
FURG  -  RS
PUCC  -  SP
UESPI  -  PL
UFAL  -  AL
UFAM  -  AM
UFBA  -  BA
UFF  -  RJ
UFMA  -  MA
UFMG  -  MG
UFMT  -  MT
UFPA  -  PA
UFPE  -  PE
UFRGS  -  RS
UFRJ  -  RJ
UFRN  -  RN
UFSC  -  SC
UFSCAR  -  SP
UNB  -  DF
UNESP  -  SP
UINIFAI  -  SP
UNIFOR  -  MG
UNIRIO  -  RJ
USP  -  SP
 

SOBRE O FÓRUM

O Fórum tem como objetivo discutir com os coordenadores de cursos de Biblioteconomia os rumos da formação profissional e os possíveis termos de um projeto político-pedagógico. A área da Informação, estratégica para todos os segmentos produtivos do País, nas duas últimas décadas teve desenvolvimento acelerado para habilitar-se a responder às demandas cada vez maiores de conhecimento. Essa mutação acelerada criou no âmbito da Universidade uma série de questões que devem ser equacionadas para que o ensino e a pesquisa respondam às necessidades do País. Para o Fórum foram convidados coordenadores de Cursos, bem como professores, doutorandos, mestrandos e graduandos da área. Essa reunião de interessados nos rumos do ensino da Biblioteconomia objetiva criar um ambiente propício para troca de informações e reflexões, buscando encontrar as respostas para duas perguntas essenciais: Qual é o perfil do profissional de Informação mais necessário ao Brasil hoje? Em que medida as universidades e faculdades têm respondido a essa demanda?


FÓRUM " A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO: DESAFIO CONTEMPORÂNEO"
Auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
 
PROGRAMA 

26 DE MAIO de 2014
9:00 Abertura
9: 30 Palestra:
José Goldemberg. "Qual o papel das universidades num país em desenvolvimento?"
10:45 Palestra:
Briquet de Lemos: "Em busca dos temas perdidos"
12:15 Encerramento
 
Almoço
 
14:00 Formação de grupos para discussão de temas específicos.
16:00 Exposição coletiva das conclusões dos grupos e debate. Produção de relatório.
17:30 Encerramento
Noite: Livre com indicações de atividades culturais.

27 DE MAIO
9:00
Painel: "Ensino Online: Estado da Arte e Perspectivas"
José Roberto Cardoso, Frederic Litto, Waldomiro Loyolla.
11:00 Palestra:
Naomar de Almeida Filho: "Inter-trans-disciplinaridade na educação superior: desafios e perspectivas de um projeto de Universidade Nova"
12:15 Encerramento
 
Almoço
 
14:00 Formação de grupos para discussão de temas específicos.
16:00 Exposição coletiva das conclusões dos grupos de debates. Produção de relatório.
17:30 Encerramento
Noite: Livre com indicações de atividades culturais.

28 DE MAIO
9:00 Discussão em grupo, visando o relatório final.
11:00 Produção do relatório final.
12:30 Encerramento..