GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO
PROJETO RANGANATHAN
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TERMO DE
ABERTURA DO PROJETO
PROJECT CHARTER
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Preparado por
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Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação
UFS
– Gerente do projeto
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Versão 1
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Orientado por
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Telma de Carvalho –
Professora do Núcleo de Ciência da Informação
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17/03/14
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Resumo das condições do Projeto
A ação cultural é um rico campo de
atuação que proporciona inúmeras opções de atividades a serem desenvolvidas
para uma gama variada de público, nos mais diversos lugares como: bibliotecas, escolas,
comunidades ou em instituições de cunho social, sendo irrefutável sua
importância tanto no sentido de dinamizá-las como de alavancar o processo de
produção cultural no âmbito dessas instituições em benefício da sociedade.
Justificativa
Necessidade de o profissional
bibliotecário ter se destacando nessa linha de atuação, o que motivou o grupo
do curso de Biblioteconomia da UFS a elaborar o Projeto Ranganathan. A ideia de
inclusão e integração social permeia o reconhecimento e aceitação da
diversidade cultural e social, tendo por objetivos a melhoria do próximo,
compartilhando, a esse respeito, debates e propostas inovadoras para a
sociedade..
Nome
do Gerente do Projeto, suas responsabilidades e sua autoridade
Centro Acadêmico de Biblioteconomia
e Documentação, pela sua gestão administrativa. O gerente tem total
responsabilidade sobre o projeto, podendo contratar e gerenciar pessoal de
acordo com seus próprios critérios. No aspecto financeiro, a autoridade está
limitada a determinadas autonomias a ser definido no gerenciamento de custos.
Necessidades
básicas do trabalho a ser realizado
. Considerando a
leitura como uma das possibilidades de se trabalhar com ação cultural a
biblioterapia tem obtido bons resultados no que se refere a movimentos desse
tipo, podendo ser utilizada como lazer, apoio terapêutico ou mesmo como
incentivo à leitura, a partir do momento que as pessoas que participam desse
contexto se deparam com novas descobertas e são estimuladas a prosseguirem
nesse caminho.
Principais
Partes Interessadas
Alunos
do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), bem como, docentes do
curso e comunidade externa.
Descrição
do projeto
A.
Produto
do Projeto
B.
As
ações a serem desenvolvidas no Projeto Ranganathan, por meio da biblioterapia,
serão realizadas pelos alunos do curso de biblioteconomia da UFS no papel de
agentes culturais e sociais que desenvolverão atividades como: hora do conto,
teatro de fantoches, oficina para teatro de fantoches.
C.
Como
resultados pode-se considerar que o estímulo à leitura promove melhor
compreensão da realidade do mundo, auxilia no entendimento de questões
diversas, além de proporcionar melhorias na alfabetização, na ampliação do
vocabulário, mas, sobretudo, na dispersão do sofrimento dessas crianças pelo
encantamento proporcionado pelas estórias que serão contadas.
D.
A leitura, nesta perspectiva,
adquire o status de instrumento lúdico, proporcionando um redimensionamento dos
sentimentos e espera-se assim, maior interação das crianças com os agentes
sociais. Neste primeiro momento espera-se a participação das crianças nas
atividades previstas pelos alunos.
E.
Cronograma
básico do projeto
O
projeto deve ter início em Março de 2014 e a estimativa de término é ao final
de quatro meses.
GERENCIAMENTO DO TEMPO
Março
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Teatro de fantoches (
escolher histórias, organizar a peça teatral com os fantoches)
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Doação de Livros, doces (Procurar parceiras para presentear as
crianças)
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Procurar os interesses dos
alunos do curso de Biblioteconomia para participarem do projeto.
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O cronograma das
atividades do projeto será de acordo com a disponibilidade do calendário da
instituição escolhida. Sendo que, a cada um dia no mês, os estudantes junto com
a docente, farão a visita, seguindo as atividades propostas no e seguindo a
duração do tempo do projeto. Abaixo
lista com as atividades:
Abril
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Contação de Histórias
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Tema Palhaço (Sapeca,
Risoleta, Risonho, Sisi)
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Maio
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Teatro de Mimica
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Confecção de fantoches de
Meia
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Leitura de Roda
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Junho
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Festinha para as crianças
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Confecção
de Fantasias criarem suas histórias.
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Relatório sobre o Projeto,
junto com o GACC e os envolvidos no projeto
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GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
Plano de gerenciamento das
comunicações
O gerenciamento das comunicações do projeto será
realizado através dos processos de comunicação formal, estando incluído nessa
categoria:
Ø e-mails,
Ø documentos escritos
e assinados;
Ø documentos
impressos,
Ø reuniões com ata
lavrada.
• Todas as reuniões formais serão realizadas às
segundas-feiras para disponibilizar tempo livre para os trabalhos do projeto
nos dias subsequentes.
• Todas as informações do projeto devem ser
atualizadas de modo constante no site do projeto, incluindo as atualizações
diárias nos custos e nos prazos.
• Todas as solicitações de mudança no processo de
comunicação devem ser feitas por escrito ou através de e-mail e aprovadas pelo
gerente do projeto.
Foram criados canais de comunicação que seguem
abaixo:
E-mail :
cabedufsergipe@gmail.com
ou
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