Powered By Blogger

Projeto Ranganathan


GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO

PROJETO  RANGANATHAN
TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
PROJECT CHARTER
Preparado por

Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação UFS
– Gerente do projeto
Versão 1
Orientado por
Telma de Carvalho –
Professora do Núcleo de Ciência da Informação
17/03/14


Resumo das condições do Projeto
A ação cultural é um rico campo de atuação que proporciona inúmeras opções de atividades a serem desenvolvidas para uma gama variada de público, nos mais diversos lugares como: bibliotecas, escolas, comunidades ou em instituições de cunho social, sendo irrefutável sua importância tanto no sentido de dinamizá-las como de alavancar o processo de produção cultural no âmbito dessas instituições em benefício da sociedade.
Justificativa
Necessidade de o profissional bibliotecário ter se destacando nessa linha de atuação, o que motivou o grupo do curso de Biblioteconomia da UFS a elaborar o Projeto Ranganathan. A ideia de inclusão e integração social permeia o reconhecimento e aceitação da diversidade cultural e social, tendo por objetivos a melhoria do próximo, compartilhando, a esse respeito, debates e propostas inovadoras para a sociedade..

Nome do Gerente do Projeto, suas responsabilidades e sua autoridade
Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação, pela sua gestão administrativa. O gerente tem total responsabilidade sobre o projeto, podendo contratar e gerenciar pessoal de acordo com seus próprios critérios. No aspecto financeiro, a autoridade está limitada a determinadas autonomias a ser definido no gerenciamento de custos.

Necessidades básicas do trabalho a ser realizado
. Considerando a leitura como uma das possibilidades de se trabalhar com ação cultural a biblioterapia tem obtido bons resultados no que se refere a movimentos desse tipo, podendo ser utilizada como lazer, apoio terapêutico ou mesmo como incentivo à leitura, a partir do momento que as pessoas que participam desse contexto se deparam com novas descobertas e são estimuladas a prosseguirem nesse caminho.
Principais Partes Interessadas
Alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de         Sergipe (UFS), bem como, docentes do curso e comunidade externa.
Descrição do projeto
A.    Produto do Projeto
B.     As ações a serem desenvolvidas no Projeto Ranganathan, por meio da biblioterapia, serão realizadas pelos alunos do curso de biblioteconomia da UFS no papel de agentes culturais e sociais que desenvolverão atividades como: hora do conto, teatro de fantoches, oficina para teatro de fantoches.
C.     Como resultados pode-se considerar que o estímulo à leitura promove melhor compreensão da realidade do mundo, auxilia no entendimento de questões diversas, além de proporcionar melhorias na alfabetização, na ampliação do vocabulário, mas, sobretudo, na dispersão do sofrimento dessas crianças pelo encantamento proporcionado pelas estórias que serão contadas.
D.    A leitura, nesta perspectiva, adquire o status de instrumento lúdico, proporcionando um redimensionamento dos sentimentos e espera-se assim, maior interação das crianças com os agentes sociais. Neste primeiro momento espera-se a participação das crianças nas atividades previstas pelos alunos.
E.     Cronograma básico do projeto
O projeto deve ter início em Março de 2014 e a estimativa de término é ao final de quatro meses.

GERENCIAMENTO DO TEMPO
Março
Teatro de fantoches ( escolher histórias, organizar a peça teatral com os fantoches)
Doação de Livros, doces  (Procurar parceiras para presentear as crianças)
Procurar os interesses dos alunos do curso de Biblioteconomia para participarem do projeto.
O cronograma das atividades do projeto será de acordo com a disponibilidade do calendário da instituição escolhida. Sendo que, a cada um dia no mês, os estudantes junto com a docente, farão a visita, seguindo as atividades propostas no e seguindo a duração do tempo do projeto.  Abaixo lista com as atividades:






                                                                                                                

Abril

Contação de Histórias
Tema Palhaço (Sapeca, Risoleta, Risonho, Sisi)



Maio

Teatro de Mimica
Confecção de fantoches de Meia
Leitura de Roda



Junho

Festinha para as crianças
Confecção de Fantasias criarem suas histórias.
Relatório sobre o Projeto, junto com o GACC e os envolvidos no projeto


GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
Plano de gerenciamento das comunicações
O gerenciamento das comunicações do projeto será realizado através dos processos de comunicação formal, estando incluído nessa categoria:
Ø  e-mails,
Ø  documentos escritos e assinados;
Ø  documentos impressos,
Ø  reuniões com ata lavrada.
• Todas as reuniões formais serão realizadas às segundas-feiras para disponibilizar tempo livre para os trabalhos do projeto nos dias subsequentes.
• Todas as informações do projeto devem ser atualizadas de modo constante no site do projeto, incluindo as atualizações diárias nos custos e nos prazos.
• Todas as solicitações de mudança no processo de comunicação devem ser feitas por escrito ou através de e-mail e aprovadas pelo gerente do projeto.

Foram criados canais de comunicação que seguem abaixo:


E-mail :
cabedufsergipe@gmail.com
ou

Nenhum comentário: